quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Revolução Industrial: Suas Consequências



Introdução

A Revolução Industrial foi um marco de uma nova era na história da humanidade. Começou na Inglaterra e se espalhou pelo mundo. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. Através deste trabalho tentaremos manter um diálogo com as várias disciplinas para termos uma visão global deste fenômeno, autêntica revolução social, com transformações profundas na estrutura social, política, cultural, institucional entre outro setores.

Tarefas

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa foram escolhidos pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para desenvolverem como bolsistas um trabalho Interdisciplinar, explicando as consequências da Revolução Industrial nas várias disciplinas escolares, devendo elaborar:

I. Uma apresentação de slides em power point ou vídeo sobre o assunto;

II. Um relatório explicando passo a passo o processo da pesquisa;

III. Uma apresentação do trabalho para a sala de aula, emitindo as opiniões do grupo e as considerações finais.

Processo

As etapas e todo o procedimento a ser realizado podem ser encontrados na seção “Tarefas” A sala será dividida em grupos de, no mínimo, nove alunos. Em seguida, esses grupos deverão decidir o papel que cada membro vai representar (é interessante que cada um escolha um papel que deseja desempenhar na pesquisa do trabalho).

PERSONAGENS:

1. Historiador;
2. Químico;
3. Físico
4. Matemático;
5. Biólogo;
6. Geógrafo;
7. Literato;
8. Sociólogo;
9. Filósofo;
10.Educador Físico


Após a formação dos grupos e a distribuição do papel a ser desempenhado (em cada grupo deve haver pelo menos um representante para cada personagem), cada membro, com a ajuda dos colegas do seu grupo, explicará as consequências da Revolução Industrial nas várias disciplinas:

SUGESTÕES DE FONTES DE PESQUISA

História
O crescimento da industrialização, em bases capitalistas, criou uma massa de trabalhadores pobre e explorada - o proletariado. Face ao aumento da riqueza entre os capitalistas e da miséria do proletariado, expandiram-se as ideias socialistas, como um instrumento de crítica social e de luta política, propondo o estabelecimento de uma nova sociedade que suprimisse as desigualdades entre os homens. Explicar as teorias socialistas e as suas proposições políticas.

a) Socialismo Utópico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Do_Socialismo_Ut%C3%B3pico_ao_Socialismo_Cient%C3%ADfico
http://www.moreira.pro.br/socialismoutopico.htm

b) Socialismo Cientifico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo
http://thiagonf.vilabol.uol.com.br/socialismo.htm
c) Anarquismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo
http://www.anarquismo.com.br/oque.html

Química:
A grande indústria moderna nasce na última terça parte do século XVIII e com esse nascimento surgem as tentativas do homem de produzir objetos de consumo que não são encontrados na natureza. Os meios de produção são alterados e intensificados a fim de acelerar o rendimento, situação em que a força humana é substituída por forças naturais (ventos e correntes de água) e forças artificiais (vapor e eletricidade). Na química surge o desenvolvimento de novos materiais, o que alavanca o desenvolvimento dessa ciência recentemente desmistificada por Lavoisier, que é por muitos considerado o “pai” da Química.
Sobre os Polímeros, explique suas reações, aplicações e características. Como os polimeros afetam o meio ambiente?
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-1.php
http://polimeros.no.sapo.pt/
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/polimeros.html

Física:
O grande avanço na industria se deve ao motor eletrico. Construa um motor de corrente continua ou corrente alternada e explique passo a passo a sua experiência.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_corrente_cont%C3%ADnua
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_corrente_alternada

Matemática:
Com o processo da Revolução Industrial , houve a necessidade do desenvolvimento de sistemas contábeis mais apurados, tendo em vista a substituição gradativa das compras das empresas comerciais por uma série de valores pagos pelos fatores de produção.
Explicar o uso da Matemática Financeira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica_financeira
http://www.somatematica.com.br/historia/matfinanceira.php
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/financeira/curso/curso.htm

Biologia:
Em 1859, Charles Darwin publicou o livro “A Origem das Espécies”, em que explica os princípios do evolucionismo e da Seleção Natural, provocando uma polêmica com a Igreja, pois expõe a teoria de que o ser humano descende do macaco, negando a história da criação como está escrita na Biblia, em Gênesis 1:26.
Explique a evolução das espécies de acordo com a teoria de Charles Darwin.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o
http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u41.jhtm
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/charlesdarwin.htm

Geografia:
Na fase inicial da expansão industrial, havia dois tipos de moradia: uma formada por antigos casarões, chegando a abrigar em cada quarto uma família de 3 a 8 pessoas, que viviam amontoadas, transformando esses quartos em "chiqueiros humanos"; e outro tipo de moradia, oferecida aos trabalhadores, equivalente a uma padronização desses costumes degradados (os cortiços - conjuntos). As novas casas eram de construção barata, sem alicerces encravados no solo.
Analise as consequências da Revolução Industrial no processo de urbanização das cidades.
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u452.jhtm
http://www.coladaweb.com/geografia/o-processo-de-urbanizacao
http://conexaogeografia.hdfree.com.br/urbaniza%C3%A7ao.htm

Literatura:
Relacionar o momento histórico da Revolução Industrial com as repercussões artístico-culturais na Literatura, especificamente o Realismo, evidenciando-as no romance “Quincas Borba” de Machado de Assis exigidos pelo PAAES/UFU.
http://www.angelfire.com/pa/genesis4/realismo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2118

Sociologia:
A Revolução Industrial mudou radicalmente a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isso fez com que os problemas sociais aumentassem. A Sociologia, como disciplina científica, surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social. Augusto Comte pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia.
Explique a filosofia positivista de Comte.
http://www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte
http://www.culturabrasil.pro.br/comte.htm

Filosofia:
O marxismo é a ciência das perspectivas – buscando antecipar como a sociedade se desenvolverá –, usando o método do materialismo dialético para desvelar os processos complexos do desenvolvimento histórico. Busca ensinar a classe trabalhadora a conhecer a si mesma e ter consciência de si como uma classe. O materialismo dialético – a ciência das leis gerais do movimento e desenvolvimento da natureza, da sociedade humana e do pensamento – foi e continua sendo uma filosofia revolucionária, desafiando o capitalismo em cada esfera e substituindo os sonhos e preconceitos da ciência.
Defina o Materialismo dialético e seus conceitos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_dial%C3%A9tico
http://www.culturabrasil.pro.br/marx.htm

Educação Física :
O Barão de Coubertin tinha o sonho de reviver os Jogos Olímpicos. Em 1894, chegou a organizar um congresso internacional na Universidade de Sorbonne em Paris para criar o Comitê Olímpico Internacional (COI). Dois anos depois foram realizados os Jogos Olímpicos em Atenas na Grécia, a pátria dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.
Analise a primeira competição olímpica da Era Moderna.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,490534,00.html

Naveguem pelos websites sugeridos na seção "Sugestões de Fontes de Pesquisa", selecionem criteriosamente a informação de que necessitam e analisem-na de forma crítica, mas não se limitem a eles como única fonte de informações. Consultem o professor da disciplina, o seu livro didático e o acervo da biblioteca da escola.


Avaliação:
A avaliação será baseada em todos os tópicos encontrados na seção "Tarefas". O total de pontos possível é de dez (10,0) e o desempenho do grupo será avaliado através do cumprimento das seguintes tarefas:

1. Produção de uma apresentação em power point com o mínimo de 5 e o máximo de 10 slides ou vídeo com duração máxima de 5 min sobre o assunto. 3,0 pontos

2. Apresentação do trabalho para a sala de aula, emitindo as opiniões dos integrantes do grupo e as considerações finais, mostrando domínio do conteúdo, desenvoltura e clareza. 4,0 pontos

3. Relatório passo a passo do processo de elaboração do trabalho. 3,0 pontos

4. Entrega dos slides e do relatório do grupo em CD, DVD ou Pen drive até o dia 28/03/2012.

Conclusão

Esta webquest teve a intenção de contribuir com o aprofundamento dos estudos do tema “Visão Interdisciplinar sobre a Revolução Industrial”.
Ao final deste trabalho espera-se que o aluno tenha compreendido as várias visões deste movimento que alterou profundamente as condições de vida da humanidade, provocando inicialmente a produção em larga escala, dividida em etapas que distanciaram cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passou a dominar apenas uma etapa da produção. Na esfera social, o principal desdobramento desta revolução foi o surgimento do proletariado urbano (classe operária) como classe social definida. Como sugestão, para que se conheça um pouco mais deste período, indicamos os seguintes sites:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/consequencias-da-industrializacao.php
http://www.administradores.com.br/artigos/a_revolucao_industrial_e_suas_consequencias/11570/
http://www.waldimir.longo.nom.br/artigos/50.doc

Créditos:
Esta webquest foi criada em março de 2009 e atualizada em fevereiro de 2012 pelo professor de História do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa de Uberlândia - Minas Gerais, Raul Marcos Pereira de Oliveira, com a participação dos professores de Química, Física, Matemática, Biologia, Geografia, Filosofia, Sociologia, Educação Física e Língua Portuguesa da mesma instituição, para os alunos do 2º ano do Ensino Médio e revisada pela professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia, Rosana Gondim Rezende.
Agradecemos a todas as pessoas que apoiaram este trabalho e que utilizam os recursos tecnológicos como instrumento de acesso a uma educação atualizada e de boa qualidade.

Um comentário:

LuCaS disse...

num dava pra ter passado um trabalho normal? tipo passava umas perguntas pra responder e entregar