segunda-feira, 15 de junho de 2009

REVOLUÇÃO CUBANA





INTRODUÇÃO


Na década de 50, a oposição à ditadura cresceu consideravelmente, surgindo movimentos guerrilheiros , sob a liderança de Fidel Castro, Raul Castro, Camilo Cienfuengos e Ernesto “Che” Guevara, que, a partir de 1956, obtiveram sucessivas vitórias e ocuparam cidades e povoados. Em 31 de dezembro de 1958, Fulgêncio Batista, derrotado, fugiu para a República Dominicana.

O novo governo revolucionário, a partir de 1959, definiu uma política de mudanças que se chocava frontalmente com os tradicionais interesses dos EUA no país. A realização de reforma agrária e nacionalização das refinarias de açúcar, usinas e indústrias - maioria norte-americanas - levaram os EUA a suspender a importação do açúcar cubano. Sendo a venda do açúcar vital à economia cubana, um novo mercado precisaria surgir, e o país voltou-se para os soviéticos.

Num mundo bipolarizado, apesar da fase de coexistência pacífica, a ligação cubana aos soviéticos bastou para o presidente John Kennedy tomar medidas radicais. Em janeiro de 1961, os EUA romperam relações diplomáticas com Cuba e, em abril, um grupo de soldados formado por exilados cubanos e mercenários norte-americanos desembarcou na Baía dos Porcos, recebendo apoio da força aérea numa tentativa sem sucesso de derrubar Fidel Castro.


TAREFAS
1. Elaborar um texto, explicando o processo de transformação política de Cuba desde a sua independência da Espanha até a revolução que levou Fidel Castro ao poder.

2. Identificar e descrever a organização e as realizações das estruturas do governo revolucionário.

3. Produzir um texto argumentativo, expondo os aspectos positivos e negativos das estruturas do governo cubano.


4. Criar um Painel sobre o assunto.


PROCESSO

1. As etapas e todo o procedimento a ser realizado podem ser encontrados na seção "Tarefas".

2. A sala será dividida em seis ( 6 ) grupos que ficarão responsáveis por pesquisar sobre UMA dentre as estruturas abaixo:

a) Estrutura Política;
b) Estrutura Econômica;
c) Estrutura Educacional;
d) Estrutura da Saúde;
e) Estrutura Esportiva;
f) Estrutura Cultural.


3. "Naveguem" pelos websites sugeridos na seção "Sugestões de Fontes de Pesquisa", mas não utilizem apenas eles como fonte de informação. Busquem por mais subsídios em seu livro didático e em outros na biblioteca da escola.


4. O painel deve seguir os seguintes tópicos:
*Utilizar o material que desejar (cartolina, papel cartão, cortiça, etc.); o tamanho deve ser definido pelo grupo;
*Inserir no mesmo figuras ilustrativas sobre o assunto, cada uma delas com a sua respectiva descrição;
*As cores e disposição das figuras devem ser bem elaboradas para que provoquem um bom apelo visual;
*O painel deve ser afixado na parede da sala-de-aula.


5. O texto produzido deve ser encaminhado para o e-mail "profraulmarcos@gmail.com" até o dia 26/06/2009.


SUGESTÕES DE FONTES DE PESQUISA


Para a preparação e a elaboração da tarefa, alguns sites (disponíveis na web) sobre os temas propostos podem e devem ser acessados. Selecionem criteriosamente a informação de que necessitam e analisem-na de forma crítica.

ECONOMIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Cuba

http://www.georgezarur.com.br/pagina.php/145

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-62762003000100008&script=sci_arttext


EDUCAÇÃO

http://ancar.sites.uol.com.br/cuba.htm

http://embacu.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=2213

http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT11-4066--Int.pdf


SAÚDE

http://embacu.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=2214

http://www.tierramerica.net/2001/0930/particulo.shtml

http://www.projetoradix.com.br/arq_artigo/cs/II_13.pdf


ESPORTES

http://embacu.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=2216

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cuba/esportes-em-cuba.php

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/esportes/conteudo.phtml?id=739332


CULTURA

http://embacu.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=2215

http://www.voyagesphotosmanu.com/cultura_arte_cuba.html

http://cultura.fnac.pt/Agenda/fnac-porto/fnac-gaiashopping/2009/2/1/a-cultura-em-cuba



POLÍTICA E AS SUAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

http://www.voyagesphotosmanu.com/instituicoes_politicas_cubanas.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_de_Cuba

http://embacu.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=2209


AVALIAÇÃO:

A avaliação será baseada em todos os tópicos encontrados na seção "Tarefas". O total de pontos possível é de cinco (5,0) e cada tópico tem um peso, que pode ser verificado na tabela abaixo:
TAREFAS PONTOS

I 1,0
II 1,0
III 1,5
IV 1,5
Total 5,0

CONCLUSÃO

Ao final dessa webquest, espera-se que os alunos reflitam um pouco mais sobre o assunto estudado: a conjuntura econômica, política e social da revolução cubana, atentando-se para as estruturas do governo socialista que a partir da década de 1990, com a queda do bloco socialista, passou por uma reformulação de sua política econômica.

Em 2008, o afastamento do presidente Fidel Castro do governo cubano e a eleição norte-americana do presidente Barack Obama aproximam Cuba e EUA.No dia 03/07/2009, a Organização dos Estados Americanos (OEA ) aceita a inclusão de Cuba nesta instituição. Em meio a tantas especulações, podemos concluir que vários indícios levam a crer na escrita de uma nova página na história da ilha que, durante décadas, representou o ideal socialista no continente americano.

.Como sugestão, para que vocês possam conhecer um pouco mais deste processo revolucionário, indicamos os seguintes sites:


CRÉDITOS
Essa webquest foi criada pelo professor de História do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, Uberlândia/MG, Raul Marcos Pereira de Oliveira e revisada pela professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia Rosana Gondim Rezende. Destina-se a alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Agradecemos a todas as pessoas que apoiaram este trabalho e que utilizam os recursos tecnológicos como instrumento de acesso a uma educação atualizada e de boa qualidade.

Um comentário:

IMNM disse...

Olá Raul,

Gostei da WebQuest.

Valeu.

Um abraço.

Izaudir