domingo, 15 de junho de 2008

WEBQUEST: Movimentos Sociais durante a República Velha



Introdução


O período conhecido como República Velha (1889-1930) foi marcado por várias revoltas no campo e na cidade, frutos desta conjuntura injusta e desumana que demonstra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sociais do Brasil.
Na cidade do Rio de Janeiro, um vasto contingente de populares foi sumariamente expulso de suas habitações para dar passagem ao “progresso”. Derrubaram-se os cortiços, ergueram-se belos edifícios, construiu-se enfim um cenário para as elites. Sob o comando de João Cândido, marujo negro e analfabeto, sublevaram-se os marinheiros dos dois grandes navios contra os castigos físicos usados pela marinha, ameaçando, inclusive, bombardear a cidade do Rio de Janeiro com os poderosos canhões. Assim como as greves, as revoltas sociais que reivindicavam melhores condições de vida (mais empregos, justiça social, liberdade, educação etc.), foram tratadas com violência, muitas vezes em exagero, com a tentativa de calar aqueles que lutavam por direitos sociais e melhores condições de vida.

Tarefas

1. Elaborar um texto, explicando o que significou e quais as propostas defendidas pelo movimento social ocorrido no país durante a República Velha. Preferencialmente, seu texto deverá expor os aspectos positivos do movimento em questão.

2. Produzir uma apresentação de slides em Power Point ou Vídeo sobre o assunto.

3. Criar um Painel sobre o assunto.

4. Apresentar o trabalho para a sala de aula.

5. Emitir as opiniões do grupo e as considerações finais.

Processo

1. A sala será dividida em seis ( 6 ) grupos que ficarão responsáveis por pesquisar UM dos movimentos revoltosos:

a) Revolta de Canudos;
b) Revolta de Contestado;
c) Revolta da Vacina;
d) Revolta da Chibata;
e) Tenentismo;
f) Cangaço.

2. O seu grupo foi eleito para representar o Brasil no Congresso Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU). A equipe vai discursar na ONU sobre o significado e sobre as propostas defendidas pelo movimento de revolta acontecido no país durante a República Velha.

3. "Naveguem" pelos websites sugeridos na seção "Sugestões de Fontes de Pesquisa", mas não utilizem apenas eles como fonte de informação. Busquem por mais subsídios em seu livro didático e em outros na biblioteca da escola.

4. O painel deve seguir os seguintes tópicos:
*Utilizar o material que desejar (cartolina, papel cartão, cortiça, etc.); o tamanho deve ser definido pelo grupo;
*Inserir no mesmo figuras ilustrativas sobre o assunto, cada uma delas com a sua respectiva descrição;
*As cores e disposição das figuras devem ser bem elaboradas, para que provoquem um bom apelo visual;
*O painel deve ser afixado na parede da sala-de-aula.

5. A apresentação final em sala deverá seguir o disposto abaixo:
O grupo deverá organizar a sala como se fosse um auditório da ONU. Um dos participantes (pode haver rodízio) apresentará o conteúdo da pesquisa, falando alto e claro, usando vocabulário adequado.
O texto produzido deve ser encaminhado para o e-mail "profraulmarcos@gmail.com" até o dia 02/02/2012.

Recursos

Para a preparação e a elaboração da tarefa, alguns sites (disponíveis na web) sobre os temas propostos podem e devem ser acessados. Selecionem criteriosamente a informação de que necessitam e analisem-na de forma crítica.

Sugestões de Fontes de Pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Chibata
http://wapedia.mobi/pt/Revolta_da_Vacina
http://www.libertaria.pro.br/brasil/capitulo13_index.htm
http://www.pco.org.br/joaocandido/joaocandido/jcandido.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=143
http://www2.uol.com.br/lampiao/
http://www.brasilescola.com/historiab/rebelioes-na-republica-velha.htm
http://canudos.portfolium.com.br/

AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada em todos os tópicos encontrados na seção "Tarefas". O total de pontos possível é de dez (10,0) e o desempenho do grupo será avaliado através da análise dos seguintes quesitos:

1. Conteúdo e Exposição das idéias no texto (informatividade, coerência, clareza);
2. Conteúdo e apresentação estética do ppt;
3. Criatividade do painel;
4. Apresentação (domínio do conteúdo, desenvoltura, clareza) final em sala.

Conclusão

Vocês certamente chegaram ao final desta WebQuest com um bom conhecimento sobre conjuntura econômica, política e social dos vários movimentos de revoltas ocorridas nos séculos XIX e XX. Devem ter percebido como é interessante a história da República Velha.
Tudo isso deve tê-los deixado com um gosto de "quero mais".
Como sugestão, para que vocês possam conhecer um pouco mais deste período, indicamos os seguintes sites:

http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/brasil/cpda/estudos/doze/zilly12.htm
http://www.espacoacademico.com.br/022/22cthome.htm
http://www.anarkismo.net/newswire.php?story_id=5284
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=543473


CRÉDITOS

Essa webquest foi criada pelo professor de História do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, Uberlândia/MG, Raul Marcos Pereira de Oliveira e revisada pela professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia Rosana Gondim Rezende. Destina-se a alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Agradecemos a todas as pessoas que apoiaram este trabalho e que utilizam os recursos tecnológicos como instrumento de acesso a uma educação atualizada e de boa qualidade.

2 comentários:

IMNM disse...

Não vio vídeo, mas gostei da idéia.

Um abraço.

Izaudir

Sparks disse...

ki trabalho grande, heim, fessor