Introdução.
As novas tecnologias de comunicação e informação estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. A educação, em todos os seus níveis e modalidades, também está inevitavelmente envolvida com todo o processo de mudança que vem ocorrendo desde a segunda metade do século vinte, a chamada revolução tecnológica.
Essa realidade impõe a todos os que atuam no processo educativo a necessidade de desenvolver uma nova capacidade, a leitura crítica das tecnologias disponíveis para a educação. Neste sentido, é fundamental compreender o significado das tecnologias educacionais no contexto da escola e as suas implicações nos processos de ensinar e aprender.
As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante.
Essa realidade impõe a todos os que atuam no processo educativo a necessidade de desenvolver uma nova capacidade, a leitura crítica das tecnologias disponíveis para a educação. Neste sentido, é fundamental compreender o significado das tecnologias educacionais no contexto da escola e as suas implicações nos processos de ensinar e aprender.
As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante.
Tarefas.
Os alunos de Pós-Graduação do curso de Gestão Pedagógica da Unipac foram contratados pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para pesquisar e dar o parecer sobre a aplicabilidade das novas tecnologias de informação e comunicação na rede pública estadual.
1. Produzir um Blog;
2. Elaborar um texto explicando a utilidade das novas tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem;
3. Produzir uma apresentação em Power Point;
4. Apresentar o trabalho para a sala de aula. Emitir as opiniões do grupo e as considerações finais.
Processo
1. As etapas e todo o procedimento a ser realizado podem ser encontrados na seção "Tarefas".
2. A sala será dividida em seis ( 6 ) grupos que ficarão responsáveis por pesquisar UM dos seguintes assuntos:
a) Webquest;
b) Objetos de Aprendizagem;
c) Ensino a Distância;
d) Sistema de Gerenciamento de Cursos (Plataforma);
e) TV, Vídeos e Cinema;
f) Softwares Educacionais.
3. Cada grupo relatará todos os passos da pesquisa em um blog criado pelos integrantes do mesmo que será linkado ao blog http://vejaweb.blogspot.com.
4. O grupo fará análise de pelo menos dois dos sites consultados.
4. O grupo fará análise de pelo menos dois dos sites consultados.
5. Para apresentar o trabalho para a sala de aula, o grupo produzirá um power point sobre o assunto escolhido.
Recursos
Para a preparação e a elaboração da tarefa, alguns sites (disponíveis na web) sobre os temas propostos podem e devem ser acessados. Selecionem criteriosamente a informação de que necessitam e analisem-na de forma crítica.
Avaliação
A avaliação será baseada em todos os tópicos encontrados na seção "Tarefas". O total de pontos possível é de seis (6,0) e o desempenho do grupo será avaliado através da análise dos seguintes quesitos:
1. Blog: registrou as tarefas propostas, cuidando da estética do blog. Utilizou adereços, imagens. Fez postagens dentro dos prazos estabelecidos fazendo questionamentos sobre elas e usando linguagem própria.
2. Conteúdo e Exposição das idéias no texto (informatividade, coerência, clareza);
1. Blog: registrou as tarefas propostas, cuidando da estética do blog. Utilizou adereços, imagens. Fez postagens dentro dos prazos estabelecidos fazendo questionamentos sobre elas e usando linguagem própria.
2. Conteúdo e Exposição das idéias no texto (informatividade, coerência, clareza);
3. Conteúdo e apresentação estética do power point; ilustrações sugestivas, coerentes com os textos escolhidos.
4. Apresentação (domínio do conteúdo, desenvoltura, clareza) final em sala.
Conclusão
Apesar da relação entre educação e as novas tecnologias de Informação e Comunicação serem constantemente discutidas, há o preconceito de que as novas mídias massificam e constituem uma ameaça à subjetividade, à autonomia e à individualidade. Compreendemos esse preconceito como resultado de uma visão equivocada pela qual a ciência e a técnica incorporam a forma contemporânea do mal.
Portanto, convidamos essa geração de educadores — que trabalha nas escolas e não foi formada para utilizar esses recursos tecnológicos como ferramenta auxiliar nas atividades de ensino como parte integrante do processo ensino-aprendizagem — a conhecer tais recursos, visando equiparar a educação ao ritmo do mundo atual.
Créditos
Essa webquest foi criada pelo Mestrando em Educação pela UFU, professor de Tecnologia Educacional do curso de Pós-Graduação da UNIPAC, professor de História do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, Uberlândia/MG, Raul Marcos Pereira de Oliveira e revisada pela Mestranda em Teoria Literaria pela UFU, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia Rosana Gondim Rezende. Destina-se a alunos do curso de gestão do trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar.
Agradecemos a todas as pessoas que apoiaram este trabalho, em especial aos Professores Doutores Arlindo José de Souza Junior e Rejane Maria Ghisolfi da Silva e que utilizam os recursos tecnológicos como instrumento de acesso a uma educação atualizada e de boa qualidade.
Portanto, convidamos essa geração de educadores — que trabalha nas escolas e não foi formada para utilizar esses recursos tecnológicos como ferramenta auxiliar nas atividades de ensino como parte integrante do processo ensino-aprendizagem — a conhecer tais recursos, visando equiparar a educação ao ritmo do mundo atual.
Créditos
Essa webquest foi criada pelo Mestrando em Educação pela UFU, professor de Tecnologia Educacional do curso de Pós-Graduação da UNIPAC, professor de História do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, Uberlândia/MG, Raul Marcos Pereira de Oliveira e revisada pela Mestranda em Teoria Literaria pela UFU, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia Rosana Gondim Rezende. Destina-se a alunos do curso de gestão do trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar.
Agradecemos a todas as pessoas que apoiaram este trabalho, em especial aos Professores Doutores Arlindo José de Souza Junior e Rejane Maria Ghisolfi da Silva e que utilizam os recursos tecnológicos como instrumento de acesso a uma educação atualizada e de boa qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário