terça-feira, 11 de novembro de 2008

Revoluções Anti-Capitalistas do Século XX

Lenin



Introdução


O século XX foi marcado pelo processo revolucionário em todas as partes do mundo. A revolução mexicana, vista como maior movimento de massas da história latino americana, marcou o início do processo revolucionário.
Já a revolução russa, que levou os bolcheviques ao poder, estabelece uma nova era na história implantando o primeiro estado socialista na Rússia e depois na China e em Cuba. Na Nicarágua, o governo sandinista chega ao poder, mas é derrotado pela burguesia com a ajuda dos Estados Unidos da América.


Tarefas


I. Discorrer sobre a situação econômica, política e social do país pré-revolucionário.

II. Explicar o processo revolucionário e a participação das classes sociais.

III. Identificar e descrever as realizações do governo revolucionário.

IV. Apresentar o trabalho para a sala de aula. Emitir as opiniões do grupo e as considerações finais


Processo


1. A sala será dividida em cinco (5) grupos que ficará responsável por um dos processos revolucionário: México, Rússia, China, Cuba e Nicarágua.

2. Em seguida, decidam o papel que cada membro do grupo vai representar. A escolha poderá apresentar, até mesmo, uma visão contrária àquela em que vocês acreditam, mas é importante defendê-la de forma coerente. Os personagens a serem escolhidos são:

a) Representante dos revolucionários;

b) Representante dos contra-revolucionários;

c) Jornalista da rede globo, cobrindo o evento.

3. Cada membro, com a ajuda dos colegas do seu grupo, responderá as quatro questões propostas na seção “Tarefas”. Logicamente de acordo com a visão do personagem que ele está representando.

4. "Naveguem" pelos websites sugeridos, mas não utilize apenas eles como fonte de informações. Utilize mecanismos de busca no seu livro didático e na biblioteca da escola.

5. O trabalho escrito ( tarefas I, II, III ) deve ser encaminhado para o e-mail profraulmarcos@gmail.com e apresentado pelo grupo para toda a sala em forma de: teatro, jogral, paródia, grupo de verbalização (GV), grupo de observação (GO), novela de rádio, power point, vídeo... etc.


Sugestões de Fontes de Pesquisa:



Para a preparação e a elaboração da tarefa, alguns sites (disponíveis na web) sobre os temas propostos podem e devem ser acessados. Selecionem criteriosamente a informação de que necessitam e analisem-na de forma crítica.


http://www.eduquenet.net/revolucaorussa.htm
http://br.geocities.com/neynardo/revchinesa.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cubana
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-mexina.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_mexicana
http://br.geocities.com/fusaobr/revolucoes.html
http://www.militantehp.hpg.ig.com.br/nicaraguense.htm
http://www.militantehp.hpg.ig.com.br/russa.htm
http://www.militantehp.hpg.ig.com.br/mexicana.htm
http://www.militantehp.hpg.ig.com.br/chinesa.htm
http://www.militantehp.hpg.ig.com.br/cubana.htm http://www.militantehp.hpg.ig.com.br/fotos.htm



Avaliação


A avaliação será baseada em todos os tópicos encontrados na seção "Tarefas". O total de pontos possível é de dez (10,0) e cada tópico tem um peso, que pode ser verificado na tabela abaixo:


Tarefas Pontos


I 2,0
II 2,0
III 2,0
IV 4,0

Total 10,0


Conclusão



Ao final dessa webquest, espera-se que os alunos reflitam um pouco mais sobre o que aprenderam na conjuntura econômica, política e social das várias revoluções ocorridas no século XX, bem como aproveitado a oportunidade de conhecer de perto as resistências e revoluções anti-capitalistas ocorridas no século passado, E, ainda, observado que a classe operária surge como o principal agente de transformação social, conseguindo ― através da sua organização em partidos políticos ― chegar ao poder pela primeira vez na história da humanidade.
Como sugestão, para que vocês possam conhecer um pouco mais deste processo revolucionário, indicamos os seguintes sites:


http://www.marxists.org/portugues/
http://www.pstu.org.br/jornal_materia.asp?id=7471&ida=0
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=1knQNbHLVIo

http://www.youtube.com/watch?v=QhhjTT1HfQs




Créditos

Essa webquest foi criada pelo professor de História do Ensino Médio Raul Marcos Pereira de Oliveira, Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, Uberlândia Minas Gerais, para alunos do 2º ano, revisada pela professora de Português do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia Rosana Gondim Rezende. Que agradecem a todas as pessoas que apoiaram este trabalho, em especial a Professora Doutora Rejane Maria Ghisolfi da Silva, e que utilizam os recursos tecnológicos como instrumento de acesso a uma educação atualizada e de boa qualidade.

Nenhum comentário: